A Disciplina Positiva é um modelo educativo que você adulto pode usar com a criança com firmeza, afeto e empatia. Ela é uma escolha na forma de conduzir a criação, os limites e os diálogos, na qual criamos laços de amor, confiança e conexão, porque entendemos que é muito importante, conhecer as necessidades por trás dos comportamentos da criança e atender a elas de forma consistente e amorosa. Sabemos por vários meios que tudo isso traz efeitos extremamente positivos nas relações familiares e especialmente no futuro das crianças.

A Disciplina Positiva não é autoritarismo e nem permissividade. Ela é uma maneira equilibrada de educar que envolve o uso de técnicas como prevenção, distração, e substituição para conduzir as crianças com gentileza.

Mãe de sete filhos, Jane Nelsen desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e na Disciplina Positiva acredita-se que as crianças têm o direito à dignidade e ao respeito, assim como qualquer outra pessoa.

Por isso, ao se considerar a maneira como lidamos com os desafios da educação de uma criança, devemos pensar se essa maneira:

1 – É respeitosa? (desejamos tanto que as crianças nos respeitem e respeitem os outros, mas se não somos respeitosos com ela, como ela vai aprender isso?)​
2 – Essa maneira contribui para que a criança sinta um senso de aceitação e importância? (Todo ser humano busca se sentir aceito e importante, especialmente as crianças que muitas vezes se comportam mal porque não se sentem assim)
3 – Essa maneira é efetiva a longo prazo, ou resolve o problema agora mas não traz efeitos positivos para o futuro?
4 – Ajuda a criança a desenvolver habilidades sociais e de vida valiosas para que ela possa desenvolver um bom caráter?
5 – Ajuda a criança a descobrir o quanto ela é capaz e a usar o seu poder pessoal de maneira útil?

Aprender a usar a disciplina positiva pode não ser fácil para muitos adultos, mas é possível e os efeitos são maravilhosos, acredite!

Autora: Mariana Lacerda , TERAPEUTA OCUPACIONAL, MESTRE em Ciências da Reabilitação e DOUTORANDA em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e EDUCADORA PARENTAL em Disciplina Positiva certificada pela Positive Discipline Association.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *