Ler para crianças é uma experiência única — e pode ficar ainda melhor

Como conquistar a atenção dos seus filhos para a leitura em família? Listamos algumas dicas que podem facilitar esse momento tão importante – e muito divertido!

Confira:

Apresente histórias de vários formatos: contos, fábulas e poesias.

2. Seus filhos amam livros de princesas ou de animais? Invista nos temas favoritos deles!

3. Deixe que as crianças escolham as histórias. Além de mostrar o vínculo delas com a leitura, também ajuda a desenvolver a fala.

4. Dica da educadora Rosely Sayão (que entrevistamos aqui): faça da leitura um ritual. Exemplo: se seu filho gosta de livros de animais, que tal trazer os seus pets para perto na hora da leitura?

5. Leia na frente da criança. O exemplo vai mostrar a importância da leitura e será referência para a vida toda

6. Cores, figuras, formas geométricas, perfumes, páginas com brinquedos interativos… Livros interativos são uma boa pedida para crianças muito pequenas.

7. Crianças fazem várias coisas ao mesmo tempo. Deixem elas à vontade para inserir o livro na rotina delas, com música ao fundo, TV baixinha…

8. Livros são bons exercícios de memorização. Repita trechos, frases e falas que a criança pedir, sem substituir palavras desconhecidas. E não tenha medo de repetir a leitura do livro todo.

9. É importante focar na leitura — então, celular na mão, só se for para brincar com nosso app especial da Coleção Itaú Criança.

10. Monte uma prateleira bonita, chamativa e acessível. “Livro não é enfeite!”, lembra Barbara, a mãe do Theodoro e do Antonio, que lê para eles desde a gravidez.

11. Faça associações no cotidiano: brinque em como o papai se parece o personagem de o livro, ou como o jardim da escola é o cenário de uma história…

12. Ler para uma criança é diferente de interpretar. Faça no seu tom, com sua voz normal, para que a criança compreenda bem a história. E aproveite cada segundo!

Ler para uma criança #issomudaomundo

Fonte: https://medium.com/itau

Categorias: DicasFamília

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *